Pule fora com categoria E agora, cara? Você quer terminar o namoro, mas sua garota é bacana e merece ser tratada com cuidado. As regras para sair dessa com elegância:

1. Agende para si mesmo o momento da despedida e cumpra-o. Sumir não irá melhorar a situação. Mais cedo ou mais tarde a hora do confronto chegará.
2. Escolha dia e horário adequados ao adeus. Romper na segunda-feira, depois de um fim de semana de Patologia, é atitude de mau gosto, assim como na sexta-feira, sem dar a ela a chance de agendar um novo compromisso para o sábado, a fim de esquecer as mágoas.
3. Marque um almoço. É mais civilizado, com a vantagem de que você poderá deixar o local do crime, digo, do encontro, com a desculpa de retornar ao trabalho. A escolha do restaurante é fundamental. Não a leve a nenhum lugar que remeta a recordações do namoro. Assegure-se de que o bistrô esteja vazio. Assim, se ela começar a chorar, ou a xingá-lo, serão poucas as testemunhas a assistir a essa cena deplorável.

4. Evite pedir um tempo. Todo mundo sabe que pedir "um tempo" é apenas uma metáfora malfeita para o "não estou mais a fim", mas algumas mulheres levam a idéia do tempo ao pé da letra e tomam a liberdade de telefonar ou até fazer uma visitinha, já que o relacionamento está em stand by.
5. Omita o fato de estar apaixonado por outra. Se esse for o motivo do rompimento, tenha a delicadeza de evitar temporariamente o detalhe. Já é ruim o bastante para ela saber que está perdendo o namorado, quanto mais por culpa de uma concorrente. Ela perguntará sobre a existência de outra, mas negue até o fim.
6. Capriche nas palavras. Diga que a amizade continua. Sim, é um chavão, mas a desculpa segue atual. Fale pouco! Tudo o que disser poderá ser usado contra você. Mulheres gostam de argumentar, principalmente se continuam paixonadas, na tentativa de demovê-lo da decisão.
7. Mesmo que você a tenha presenteado com o anel de brilhantes e o par de brincos de ouro que foram de sua tataravó, não peça nenhum dos mimos de volta.

8. Evite circular com uma nova namorada nos mesmos lugares que freqüentava com a sua ex, pelo menos logo depois do rompimento. Além de ser deselegante, a fama de galinha poderá se espalhar rapidamente. Se a ex fizer o gênero vingativo, isso pode não ser salutar para o seu futuro.
Por Dalila Magarian
Ilustracao: Jardim
|